Ricardo Cappra é pesquisador de cultura analítica, autor e empreendedor.

Fundador do Cappra Institute, um instituto de pesquisa internacional baseado nos EUA e dedicado à cultura analítica, com laboratórios e iniciativas de consultoria e educação na América Latina e Europa. Sua pesquisa foca no impacto dos dados e da inteligência artificial na sociedade e nos negócios, explorando como essas tecnologias transformam a tomada de decisão, a inovação e a dinâmica organizacional. A partir dessas pesquisas, desenvolve métodos inovadores, projetos, laboratórios e startups que impulsionam o desenvolvimento analítico de pessoas e organizações ao redor do mundo.

Além de sua atuação como cientista de dados (escute a entrevista para a CBN) e empreendedor da área de tecnologia da informação desde 1998 (veja no Linkedin), ele é um filósofo que explora a interdependência entre dados, humanos e máquinas (veja o TEDx sobre algoritmos), analisando a relação humana com a tecnologia (leia entrevista sobre democracia analítica) em âmbito teórico e acadêmico. 

Cappra é professor de Pós-graduação e MBA (portfólio de cursos na PUC-RS), além de atuar fortemente na educação corporativa, auxiliando empresas a desenvolverem competências analíticas e culturais para tomada de decisões baseadas em dados, amplificadas pela inteligência artificial (programas do Cappra Institute). Ele divulga e ensina sobre o impacto dos dados e as transformações geradas no trabalho e nas organizações pela tecnologia da informação, colaborando também com artigos e ensaios para importantes publicações nacionais e internacionais (artigos na MIT Technology Review),

Sua expertise tem sido fundamental para transformar a cultura analítica de grandes organizações, incluindo o Governo dos EUA, Abbott Laboratories, Unilever (leia o caso de sucesso), B3, Banco do Brasil, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Sebrae (leia o destaque na mídia), Rede Globo, Banco Itaú, Ambev, entre outras. Seu trabalho tem sido amplamente divulgado em conferências globais e na mídia especializada, consolidando sua posição como referência na interseção entre dados, comportamento humano e estratégias organizacionais. 

 

Sobre o que fala?

Ricardo Cappra aborda o impacto dos dados na cultura organizacional, na tomada de decisão e no comportamento humano. Ele explora como a cultura analítica pode transformar organizações (artigos sobre cultura analítica), impulsionar a inovação e melhorar a eficiência estratégica. Seus temas incluem a adaptação das empresas à era dos dados, a interdependência entre humanos e máquinas (ensaios filosóficos), a ética da inteligência artificial e o futuro das decisões baseadas em dados. Ele compartilha insights sobre a evolução da relação entre tecnologia e sociedade, conectando diferentes disciplinas para oferecer um panorama completo sobre o fenômeno da informação.

Principais temas:

  • Cultura Analítica nas Organizações: Como desenvolver um mindset orientado por dados e integrar a cultura analítica ao processo de tomada de decisão corporativa, automatizada pela inteligência artificial.

  • A Revolução dos Dados e da Inteligência Artificial: Como os avanços tecnológicos estão transformando mercados, profissões e o dia a dia das organizações.

  • Interdependência entre Humanos e Máquinas: Reflexões sobre a colaboração entre inteligência humana e artificial no ambiente de trabalho e na sociedade.

  • Ética e Inteligência Artificial: Os desafios e responsabilidades da tomada de decisões assistida por algoritmos e os impactos éticos no uso de dados.

  • Tomada de Decisão Baseada em Dados: Como utilizar dados para embasar estratégias de negócios, otimizar processos e melhorar a eficiência organizacional.

  • Inovação e Dados: Como organizações podem utilizar a análise de dados para fomentar a inovação e se manterem competitivas em um cenário dinâmico.