Um novo cenário para o velho storytelling

Faz algumas semanas que escutei a seguinte frase da amiga Martha Gabriel em um congresso de branding em Porto Alegre: "A tecnologia viabiliza, mas é a estória que faz a diferença", concordo totalmente com isto.Sempre tivemos boas estórias, contadas de diferentes formas para atrair nossa atenção e manter nossa curiosidade de saber o seu fim, ou até mesmo criar o nosso próprio fim através de nossa imaginação. Foi assim nas histórias infantis, no desenhos animados, nos filmes, nos livros, e assim por diante.No mundo digital está sendo da mesma forma, com um grande atrativo de podermos participar efetivamente destas estórias, eventualmente ajudando a construí-las, ou ainda envolvendo amigos. Agora fazemos partr das estórias. É assim nos games, nos blogs e nas redes sociais.Agora é a vez das marcas utilizarem-se destes recursos, assim como criaram muitas estórias que nunca saíram da memória dos consumidores, agora estão fazendo com que eles construam, participem e espalhem estas estórias. Gostamos disto.

Tudo, seja no mundo analógico ou digital, tem que ter uma bela estória por trás para nos conquistar. Precisamos estar envolvidos no contexto para entender, e hoje, além de imaginar, participar.

Storytelling se resume a ouvir/ver/ler, aprender/descobrir/explorar, cria, comunicar e encantar. A única coisa que mudou foi o meio que a estória chega até nós ;)