Cientistas de negócios: a evolução data-driven
A função emergente de Cientistas de Negócios foi apresentada no radar Data Thinking do Cappra Institute como uma mudança significativa no mundo corporativo, democratizando a análise de dados e exigindo a realização de experimentos diretamente nas áreas de negócios.
Cientistas de Negócios estão transformando as áreas de negócio em ambientes de experimentação e dados, empoderando profissionais não técnicos e fomentando uma cultura de inovação e experimentação potencializada por dados. Isso possibilita que as decisões empresariais sejam baseadas em evidências e promove a agilidade e adaptabilidade das empresas. A capacidade de conduzir experimentações de negócios baseadas em dados está se tornando uma competência essencial para profissionais de diversas áreas, permitindo uma exploração mais ágil de hipóteses e a simulação de cenários.
A democratização dos dados está transformando cada decisão empresarial em uma experiência orientada por dados e inteligência artificial. Recursos informacionais e analíticos estão se espalhando por toda a empresa, não mais ficando restrito aos especialistas técnicos, criando um ambiente onde a intuição é acompanhada de evidências concretas. Este novo cenário permite que cada profissional, com um clique, observe oportunidades que antes estavam escondidas em montanhas de dados. É natural que essa transformação apresente desafios, entre as ameaças estão o risco de sobrecarga de informações e análises mal direcionadas por profissionais com treinamento insuficiente, o que pode comprometer a avaliação dos experimentos realizados. Além disso, há o perigo de diluição da responsabilidade e da precisão nas decisões baseadas em dados. Por outro lado, as oportunidades na melhoria da tomada de decisão em todos os níveis organizacionais, promovida pela experimentação mais próxima das atividades de negócios, facilita uma cultura de testes e aprendizado contínuo, aproveitando ao máximo os insights fornecidos pelos dados.
Os sinais dessa transformação já são visíveis: o aumento no número de ferramentas de análise de dados amigáveis para não especialistas, programas de treinamento em dados e analytics sendo oferecidos para profissionais de diversas áreas, estudos de caso mostrando a implementação da análise de dados em operações diárias, e conferências e webinars focados na importância da alfabetização em dados.
Algumas reflexões sobre o impacto dessa mudança que você pode levar para sua organização:
Desenvolvimento de habilidades: A democratização da análise de dados está criando novas oportunidades de carreira e desenvolvimento de habilidades valiosas, aumentando o engajamento dos funcionários e a participação ativa na tomada de decisões. Como as organizações podem apoiar melhor o desenvolvimento de habilidades de Cientistas de Negócios em seus funcionários?
Tomada de decisão baseada em evidências: A capacidade de tomar decisões baseadas em evidências pode levar a uma vantagem competitiva significativa. De que maneira as organizações podem garantir a precisão e a responsabilidade nas decisões baseadas em dados?
Cultura de inovação e experimentação: A promoção de uma cultura de testes e aprendizado contínuo pode aumentar a agilidade e inovação. Como as empresas podem criar um ambiente seguro para experimentação e aceitação do erro?
Desafios de sobrecarga de informações: A sobrecarga de informações e análises mal direcionadas é uma ameaça real. Quais estratégias as organizações podem adotar para evitar esse risco e garantir a qualidade das análises?
Integração de ferramentas e treinamento: A integração de ferramentas de análise de dados e a implementação de programas de treinamento são essenciais para essa transformação. Quais são as melhores práticas para implementar esses recursos de forma eficaz?
Os Cientistas de Negócios estão, assim, no epicentro de uma revolução que transforma dados em decisões, empoderando profissionais e organizações para navegar com maior precisão e agilidade no complexo cenário empresarial contemporâneo.
——-
Se você quer continuar explorando este tema e outros acesse agora mesmo o radar Data Thinking e interaja de maneira dinâmica com o diagnóstico de mudanças produzido pelo Cappra Institute. Nosso radar é baseado na tecnologia da Envisioning.
Para ampliar esse debate, o Cappra Institute estará realizando em 2024 eventos presenciais e cursos online relacionados ao tema da cultura analítica, veja nosso calendário anual e inscreva-se.
Esse artigo faz parte de uma coleção chamada Gestão Analítica publicadas aqui no Linkedin (assine a newsletter aqui no LinkedIn) e também no blog onde escrevo sobre cultura analítica.
Ricardo Cappra é um pesquisador de cultura analítica, autor e empreendedor da área de tecnologia da informação.