Entendendo o caso Carolina Dieckmann X Internet

Os fatos/notícias (com seus devidos links originais):1) Carolina leva seu notebook para arrumar.2) Hackers roubam suas fotos pessoais.3) As fotos são divulgadas na Internet.4) Revista Sexy escreve tweet “ironizando” o fato.5) Pessoas, canais e veículos de comunicação informam que as fotos estão na Internet.6) Carolina ameaça processar Google e outros diversos serviços da internet por espalhar suas fotos.7) Serviços de internet se pronunciam dizendo que não podem “segurar” as pessoas.8) Hackers invadem site da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo e divulgam as fotos de Carolina.9) Carolina vai a TV para se defender e pedir punição aos infratores.

Vc acha que esta novela está no fim?

Uma breve análise pessoal sobre o caso:

Após relatar brevemente os fatos que fizeram o caso Carolina Dieckmann ganhar grande espaço em todos os meios de comunicação possíveis, fica mais fácil opinar, o caso serve somente para reforçar que o “veículo Internet” é movido pelas pessoas.

Diferente de outros veículos que são geridos por seus proprietários, quando uma  informação verídica vêm a tona, mesmo que ela seja negativa para a proprietária das fotos, o próprio público torna-se canal de propagação desta informação, ou seja, canal de mídia, e ela torna-se incontrolável, sem um proprietário único e sem possibilidade de ser parada.

Obviamente, que os responsáveis pelo furto e primeira divulgação deste material, são culpados e devem ser punidos, mas naturalmente que quando isto virou público as pessoas que comentam o assunto não podem ser responsabilizadas por falar sobre o tema e muito menos por pesquisar mais informações sobre isso. O crime é a divulgação e não a curiosidade/debate sobre o assunto.

Ruim para a artista (que tem sua imagem arranhada), bom para os canais de comunicação (que ganham mídia), interessante para o público (que busca sempre novidades), bom para a democracia (que mostra que não a liberdade de opinião é algo maior do que a liberdade de imprensa), ruim para a veículo Internet (porque volta a ser discutida toda essa liberdade incontrolável possível através deste meio).

Este é um risco que todos correm, logo, seja mais cuidadoso com tudo que você considera perigoso para sua imagem/reputação, é muito fácil virar notícia quando as próprias pessoas escrevem as notícia.