Não é Tecnologia, é Estratégia!

Mais do que fazer uma simples ação de comunicação digital para a cidade, fornecer a população local, e obviamente aos turistas, a possibilidade de conectar-se com a cidade e sua história, além obviamente de divulgá-la. Foi isso que a pequena cidade de Monmouth, no país de Gales, fez.

O projeto desenvolvido em 6 meses, disponibilizou uma rede pública wi-fi com internet gratuita que abrange toda a cidade, os locais referências e suas devidas histórias (escolas, praças, monumentos,...) foram devidamente registrados no wikipedia, na fachada desses locais físicos foi inserido uma identificação de código QR Code, além de tudo isso, estes locais foram identificados  no Google Maps.

O que acontece a partir daí é uma completa integração entre ambientes on+off, permitindo a qualquer pessoa ao chegar em determinado local, efetuar a leitura do QR Code em seu smartphone e automaticamente ser remetida a página do wikipedia que conta a história daquele lugar, possibilitando ainda registrar sua visita naquele local e mais do que isso, com a integração do Google Maps, identificar outros locais relacionados e a rota para chegar até eles, tudo isso com uma internet de alta velocidade que estimula fazer esta ação. Obviamente que isto estimula moradores e turistas a publicarem imediatamente em suas redes sociais, o que acaba divulgando a cidade de forma expontânea, e gerando um buzz positivo.

Uma grande ação de Branding da cidade de Monmouth, está gerando uma conexão entre as pessoas e o local, que será registrada e espalhada para toda a sua rede social. A relação da marca cidade sai fortalecida com o seu público “consumidor”, é marcante.

Reforçando: Não é a tecnologia, é a estratégia. A tecnologia é apenas um dos recursos utilizados em uma grande estratégia de marca.

Veja o vídeo de divulgação da ação:

[vimeo 37889739 w=400 h=300]

Referências deste post: Bluebus