Quando o consumidor é colaborador!
Pense em uma empresa inovadora... Ok?! Agora multiplique a proporção disso em uma ambiente colaborativo e conectado. Isso é a Tecnisa. Para quem não conhece a marca, suas práticas colaborativas e espírito inovador, trata-se de uma empresa do setor imobiliário (incorporação, construção e venda), um perfil de negócio normalmente um pouco mais conservador, mas que através de um um modelo de construção de conhecimento e geração de inovação fundamentalmente baseado em colaboração tem incentivado a geração de ideias para viabilização de projetos que possam melhorar a utilização dos seus "produtos".
As vezes, projetos simples, que envolvem um baixo investimento e que ela utiliza-se apenas de sua força política e poder de mobilização para fazer acontecer. Após 2 anos recebendo e viabilizando ideias de seus consumidores, eles publicaram a poucos dias em seu blog um "mapa" de como funciona esse processo de transformação de ideias em projeto executados, e alguns números chamam a atenção:
- 2.270 participantes
- 1.949 ideias enviadas
- 35 delas foram aprovadas e executadas
Melhorar o seu negócio através da participação efetiva dos consumidores é o sonho de qualquer gestão, não só dizendo que faz o melhor para seu consumidor, e sim transformando isso em práticas e consequentemente em melhoria para a vida das pessoas. Não é fácil transformar opiniões/ideias em projetos, ainda mais quando partem da ponta do processo, então acredito que a Tecnisa tenha encontrado um modelo de gestão onde seu consumidor realmente é parte do seu processo, um colaborador, não no discurso e sim em sua essência.
É a "caixinha de sugestões" funcionando em grande escala, onde o resultado é percebido e comprovado na prática, não apenas em um discurso corporativo. Essa análise de caso apenas serve para ressaltar que uma marca pode ter como seu grande diferencial o consumidor, desde que crie um processo envolvendo ele para melhorar sua gestão, e quando isso é feito de forma transparente pode ganhar grandes proporções e gerar um buzz positivo para a marca.
Quer entender um pouquinho melhor como funciona, veja nesse link do Espaço Tecnisa Ideias: http://tecnisaideias.com.br/web/